Filosofia
O que é filosofia?
Tem a ver com o pensamento ou com o ato de pensar. Há um sentido menos comum em que filosofar significa saber viver com sabedoria, de acordo com uma doutrina (filosofia), nesse caso, afirma-se a existência de sabedorias de vida. Por exemplo, Confúcio e Lao Tsé, contudo, essas filosofias estão vinculadas à religião e não uma racionalidade completa.
Existe, porém, um sentido mais específico e preciso do verbo filosofar que é procurar e/ou encontrar a verdade por meio de uma atividade racional. E a gente encontra a verdade porque precisa e deseja saber a verdade. Ela é necessária para viver.
A atitude filosófica
Filosofar é criar e ter uma atividade filosófica. Filósofo se distancia do que acontece para entender melhor o que está ocorrendo. Darcy Ribeiro repetia que pensar é questionar o óbvio. Reconhece-se, em geral, que a atitude filosófica se confunde com uma atitude crítica que – diga-se de passagem – não deve ser confundida com ‘’falar mal’’, mas com a capacidade de perceber melhor o que se está querendo conhecer, e aí perceber se isso pode ser um mal ou um bem. O filósofo é inimigo mortal de qualquer fanatismo, de qualquer dogmatismo. Todo filósofo é por assim dizer um porta-voz consciente de um povo, e nunca apenas um gênio tomado isoladamente. Filósofo é alguém que pensa o próprio tempo, interpretando a realidade em que vive. (Hegel). A filosofia é radical, pois não se contenta em ficar na superfície das coisas, procura conhecer a fundo. Filosofar é, também, o ato da reflexão. Só se propõe a filosofar quem suporta a contradição, o conflito (Theodor Adorno).
Especificidade do conhecimento filosófico
De acordo com Marilena Chauí, a filosofia apresenta quatro definições gerais:
Visão de mundo: Conjunto de ideias, de valores e de hábitos práticos de um povo, que fazem com que se defina uma identidade para determinado povo. Pode-se confundir com o conceito de cultura, ou seja, não convém.
Sabedoria de vida: Também