Filosofia
O círculo de Viena, foi um insucesso dos empiristas em estabelecer um ideal substituto e a permanência da crítica de Pierre Duhem ao ideal racionalista, levaram a reflexão sobre o que é a boa ciência, a subordinar-se a uma analise naturalista ao processo de aquisição de conhecimento, ou, simplesmente, a dissolver-se em uma sociopsicologia do conhecimento.
2- Qual o conceito de boa ciência, segundo o texto?
Segundo o texto, boa ciência, é a que se mostra capaz de inferir leis naturais a partir do acumulo de observações. É a que dispõe de princípios que uma vez postos em prática, permitem que essas leis se mostrem espontaneamente ao intelecto. Sendo o princípio fundamental manter a mente a salvo de enganos.
3- O que é o ideal Baconiano?
O ideal Baconiano é a ideia de boa ciência preconizada por Francis Bacon o qual desfrutou de um status canônico por quase três séculos. Dispõe de princípios que, uma vez postos em prática permitem que essas leis se mostrem espontaneamente ao intelecto. O início do século XX assistiu a esse colapso de ideias conduzindo a um impasse: decidir se a ciência, para merecer este nome, precisa ou não de garantias.
4- “Qual o sentido da expressão: ‘‘o ideal de boa ciência chega ao fundo do poço”?
A expressão dar-se a partir de que todas as tentativas de mostrar o que é uma boa ciência fracassaram. Além disso, essa versão do naturalismo deixa ainda alguma margem para a preocupação com a questão metodológica. Em vez de indagarmos o que é uma boa ciência, devemos indagar como definições de boa ciência são estabelecidas, aprendizadas, e incorporadas a pratica cientifica especifica. Ainda, segundo os Behavioristas a melhor opção seria acabar logo com essa saga do ideal da boa ciência, dissolvendo em uma sociopsicologia do conhecimento.
5- Qual a posição do filósofo Popper no texto?
Popper acreditava que o cientista deveria seguir seus instintos e contar com a sorte, ele entre outros