Filosofia
1.) (UEL – 2002) A Filosofia Medieval irá se defrontar com um problema fundamental logo no princípio de sua formulação conceitual: conciliar a fé e a razão. Assinale a alternativa correta em que estão contidas as três soluções dadas pelos filósofos do período medieval para essa questão:
a.) Os que diziam que a fé e a razão são irreconciliáveis e a fé superior à razão; os que julgavam fé e razão conciliáveis, mas subordinavam a razão à fé; os que afirmavam serem razão e fé irreconciliáveis, mas afirmavam que cada uma delas tem seu campo próprio de conhecimento e não devem se misturar.
b.) Os que afirmavam que razão e fé não podem ser separados, submetendo a razão à fé; os que diziam que a razão é ilusória e a fé é o caminho para a verdade; e aqueles que julgavam ser a fé uma parte do pensamento racional.
c.) Os que julgavam ser a razão uma heresia contra os atos de fé e a excluíam das atividades humanas; os que diziam ser a razão uma crítica aos dogmas da Igreja e por isso não deveria ser levada em consideração pelo homem cristão; os que afirmavam ser a razão inferior a fé, pois não tem um comprometimento com a salvação do homem.
d.) Os que acreditavam ser a razão um dom de Deus, e portanto deve concordar com a fé; os que pregavam que a razão é superior à fé por ser uma atividade fundamental ao homem; os que diziam que a fé deve guiar a razão para que ela não se desvirtue em especulações vazias.
2.) Explique o que é a Patrística e porque esse período é importante para a Filosofia Cristã.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________