filosofia
1- O conhecimento humano possui diversas origens que se complementam, mas que igualmente se contradizem, seja pelo olhar subjetivo do pesquisador, seja pelos interesses coletivos que envolvem o objeto em questão. Neste contexto, a Ciência busca distanciar-se do senso comum e das ideologias presentes na vida cotidiana a partir de métodos que questionam a realidade e as fontes do conhecimento que ela entende como não-científicas. Discorra a respeito dessas características que a diferem no contexto global.
R: Diferente do conhecimento popular (senso comum), que é fundamentado em suposições subjetivas e não verificáveis, o conhecimento cientifico difere do senso comum pois tem uma base de estudos, esta base é a pesquisa, que é fundamentada em um método sistemático, exato, factual e verificável.
A ciência, ou melhor, o chamado conhecimento cientifico nada mais é do que uma forma de sistematizar e tornar mensurável pensamentos e estudos acerca do objeto escolhido.
2- Se compreendemos que a Metodologia é o processo formalizante do conhecimento científico, isto é, não existe Ciência sem método, fale da importância da discutibilidade da
Ciência a partir de suas qualidades formais e políticas, exemplificando um objeto pelo olhar do educador físico.
R: O profissional da educação física a ser formado na graduação proposta, deverá se habilitado a dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da educação física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprio de uma sociedade plural e democrática.
O conhecimento cientifico precisa satisfazer a critério de qualidade formal e politioca para produzir ciência concretamente