epistemologia platonica
Epistemologia ou teoria do conhecimento é a crítica, estudo ou tratado do conhecimento da ciência, ou ainda, o estudo filosófico da origem, natureza e limites do conhecimento. Pode-se remeter a origem da "epistemologia" a Platão ao tratar o conhecimento como "crença verdadeira e justificada". O desafio da "epistemologia" é responder "o que é" e "como" alcançamos o conhecimento?. Diante dessas questões da epistemologia surgem duas posições:
Empirista: que diz que o conhecimento deve ser baseado na experiência, ou seja, no que for apreendido pelos sentidos. Como defensores desta posição temos Locke, Berkeley e Hume; e
Racionalista: que prega que as fonte do conhecimento se encontram na razão, e não na experiência. Como defensores desta posição temos Leibniz e Descartes.
A expressão "epistemologia" deriva das palavras gregas "episteme", que significa "ciência", e "Logia" que significa "estudo", podendo ser definida em sua etimologia como "o estudo da ciência".
Epistemologia começou com Platão. Ele confrontava a crença(opinião) ao conhecimento.
A crença é um determinado ponto de vista subjetivo, não se prova.
O conhecimento é crença objetiva e justificada por prova.
Platão abrange o conhecimento como o conjunto de todas aquelas informações que descrevem e explicam o mundo natural e social que nos rodeia. Este conhecimento consiste em descrever, explicar e predizer uma realidade, isto é:-
- analisar o que ocorre,
- determinar por que ocorre dessa forma,
- utilizar estes conhecimentos para antecipar uma realidade futura e
- buscar a evidência ou os critérios de