Epistemologia platônica, Teoria das ideias
A Epistemologia Platônica defende que o conhecimento faz parte do homem, de modo que o processo de aprendizagem seria como lembrar o conhecimento que já estava contido em nossa alma, esta, segundo o filósofo já existia antes do nascimento.
Teoria das Ideias.
O ponto em que se parte a filosofia de Platão é a busca por determinar a relação entre o conceito e a realidade.
Para Platão, existe um mundo composto por realidades (o mundo dos inteligíveis, localizado na esfera celeste), que são dotadas dos mesmos conceitos que as representam. Estas realidades são as ideias, essas são modelos eternos e as coisas visíveis são cópias da realidade.
Podemos fazer uma observação sobre a espécie humana com base nessa teoria, sendo a ideia (conceito) do ser humano, um homem abstrato e perfeito enquanto os homens da terra são cópias imperfeitas.
Anima Mundi
O termo Anima Mundi é um conceito cosmológico, considerado por Platão como o início do universo e todas as almas, sendo uma força regente do universo, pela qual o pensamento divino se manifesta afetando a matéria.
Ideias de Platão para educação.
Platão defende uma boa formação básica, onde os alunos preparam seu espírito e corpo. Tal ensino vai de pouco em pouco atingindo níveis mais elevados, chegando a pesquisas filosóficas, mas estes estágios só seriam atingidos por pessoas diferenciadas, realmente talentosas.
O filósofo defende que o ensino seja responsabilidade do estado, sendo os professores supervisionados por cidadãos com poderes judiciais. Platão ainda defendia um ensino igual para homens e mulheres até os seis anos, a partir de então, os aprendizes seriam divididos.
Para a educação de um futuro filósofo era defendido 50 anos, passando por todas as áreas do ensino, indo desde atividades lúdicas até matemática avançada e astronomia. Assim, após esse período de aprendizagem, Platão considerava o indivíduo preparado para exercer cargos no estado e fazer parte da elite