Filosofia
Porque para uns, a filosofia é uma dor de cabeça, para outros o maior barato e, para outros ainda, algo subversivo e perigoso? O que é filosofia afinal?
Nesta aula vamos tentar responder a algumas dessas perguntas, iniciando com uma frase do filósofo Sócrates que diz: “Uma vida que não é examinada não merece ser vivida”.
Em grego, filosofia quer dizer “amor à sabedoria”, e o criador desse termo segundo a tradição foi o pensador Pitágoras, que era matemático. A palavra filosofia é uma junção de duas palavras grego FILO = amigo e SOFIA = sabedoria. Portanto a palavra filosofia significa amigo da sabedoria. Esse termo aparece na Grécia do século VI a.C., pois é nesse período que aparece os primeiros SOPHOS, que significa sábio, ou seja amigo do saber, aquele que busca a sabedoria, “amante da sabedoria”. Portanto a palavra filosofia significa amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. O Filósofo é aquele que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber.
A filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento.
A filosofia tem como ponto de partida os problemas que ela levantou e levanta, e o ponto de chegada do Ensino da filosofia consiste na formação de mentes ricas de teorias, hábeis no uso do método, capazes de propor e desenvolver de modo metódico os problemas e de ler de modo crítico a realidade que nos envolve no nosso dia-a-dia.
Antes de existir essa filosofia propriamente dita, a qual surgiu na Grécia, predominava nos gregos a consciência mítica, cuja maior expressão se encontra nos poemas de HOMERO e HESÍODO; em suas obras ILIADA e na ODISSÉIA, onde retratam a guerra de Tróia. Quando se dá a passagem da consciência mítica para a racional é que aparecem os primeiros SOPHOS.
A Filosofia, desde sua definição originária, se faz compreender como um saber sobre o homem, sobre o mundo, sobre a própria realidade. O verdadeiro filósofo rejeita o status de “possuidor da verdade”.
A