filosofia
Quando surgem questionamentos sobre a utilidade da filosofia, cabe refletirmos sobre o que serve na nossa sociedade e concluímos que na nossa sociedade o que serve é o que tem utilidade imediata e prática, assim ler e refletir serve para que? Assim as ciências são úteis pois trouxeram computadores, medicamentos., no entanto para se chegar as ciências, utilizamos conceitos que são questões filosóficas como a relação entre teoria e prática.
Tendo em vista que o objeto da filosofia é a reflexão, as ciências estão relacionadas com a filosofia, por se tratar do retorno do pensamento a si mesmo para indagar o que são as coisas.
Muitas vezes nos pegamos em momentos de reflexão, mas nem toda reflexão é filosófica.
Baseando em Dermeval Saviani, podemos dizer que uma r4eflexão para ser filosófica precisa seguir três exigências:
A radicalidade na reflexão, que se demonstra na busca pelos fundamentos, na busca superar os limites, buscar as raízes da forma de pensamento, isto é, estar sempre buscando as essências.
A sistematização é outra exigência, que se mostra na necessidade das relações umas com as outras, que não devem ser contraditórias e incoerentes, precisam ser bem fundamentadas.
Por último, a reflexão precisa ser abrangente, isto é precisa ser ampla, olhar o que não foi olhado no todo, e sim apenas em partes, sendo um investimento sistemático e crítico, só pode analisar os fatos quando estes já aconteceram.
Assim, podemos dizer que a filosofia nos é útil por nos auxiliar a descobrir o sentido de nossa existência, dos valores, e da nossa cultura, desta forma, a filosofia deve ser