filosofia
OBJETIVOS DA UNIDADE:
• Reconhecer a relevância e a necessidade do estudo da disciplina Filosofia, focando, sobretudo, o seu aspecto questionador como um exercício da liberdade da humana e investigar a sua necessidade diante das especificidades da sociedade em que vivemos.
PLANO DA UNIDADE:
• O que é Filosofia e por que é necessário estudá-la?
• A utilidade da reflexão Filosófica.
O QUE É FILOSOFIA E POR QUE É NECESSÁRIO ESTUDÁ-LA?
Uma definição precisa do real significado do que é Filosofia é quase impraticável. Difícil e torna entender a definição de Filosofia sem se possuir uma vivência, por mais insignificante que seja, acerca dos seus “problemas” fundamentais. Dessa forma, o significado ou a simples definição do que é Filosofia, formulado no início de qualquer compêndio ou tratado, só passa adquirir pleno sentido e profunda ressonância no entendimento do estudante de Filosofia, quando este, assimiladas certas questões fundamentais, pode aplicá-las a situações concretas e deduzir daí como procede a reflexão filosófica. Pois bem, afinal de contas, por que é necessário estudar Filosofia?
Segundo Porta (2002, p. 25), “para quem não se dedicou a um estudo sistemático da filosofia e tem um contato primário com essa disciplina, a impressão de um certo caos é inevitável”. A Filosofia, neste sentido, é compreendida como uma disciplina em que cada Filósofo ou autor pode dizer o que quiser sobre o conteúdo e o discurso filosófico. Porém, esta impressão é falsa, ou seja, a reflexão filosófica não pode ser compreendida assim. Se o estudante de Filosofia não entende o que os Filósofos dizem, acreditando que cada um meramente diz “o que quer”, isso pode ser explicado pelo fato de que não se entende o “problema” que os Filósofos apresentam ou, ainda, porque não constata que existam “problemas”. Esse é um dos motivos principais que nos faz entender o motivo básico da falta de interesse pelo estudo da