Filosofia
1) Devido ao uso da cola o jovem é prejudicado no seu conhecimento e aprendizado, e isso também prejudica a ética e a formação desse cidadão.
2) De acordo com Magalhaes, o aluno que usa cola não deveria ter suas notas medias tão elevadas, pois esse não é o medidor de seus méritos.
3) A solidariedade humana é produto da socialização criada pela reflexão e aumento da sensibilidade aos detalhes particulares da dor. A competitividade é os indivíduos se sentirem abandonados a si mesmos, entregues aos seus próprios recursos.
4) O ‘’ jeitinho brasileiro’’ é a sensação de superioridade, é a capacidade de burlar para se chegar aos resultados desejados.
5) A deformidade moral esta posta reflete o próprio modo de vida ou caráter da maioria de sua gente; nas politicas diárias e miúdas, age igual aos parlamentares que os julgam inocentes.
6) A cola é prejudicial não somente porque o discente deixa de aprender, mas também, porque inclúi que, para alcançar seus objetivos não carece de nenhum empenho legal.
7) No individualismo responsável inclui que ha tolerância, a ecologia, o respeito pelas crianças, ha exigência de limites, o voluntariado, a luta contra a corrupção, as comissões de ética.
8) Para Antunes, o papel do professor é essencial, quando descobre que sua finalidade é ajudar o aluno a organizar, ampliar e aprofundar os saberes que traz consigo, mas também faz parte instigar condutas éticas nos seus formandos.
9) O sujeito ético tende a agir correto em toda e qualquer situação sem que esteja obrigado ou sob o domínio de coerção, castigo, e castração de alguma estancia superior.
10) Em meio a esse mundo com essa realidade, pode-se construir uma condição humana mais ativista, que não se concede para o artificio humano.
11) Todo cidadão é um ser politico, portanto no seu micro universo, mas nem por isso não menos importante pode adotar politica do decoro como norte das suas condutas.
12) A sofisticação moral não é privilegio de pessoas cultas. Há