Filosofia
" A Filosofia surge, portanto, quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes deram começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas, demonstrando que o mundo e os seres humanos, os acontecimentos e as coisas da Natureza, os acontcientos e as ações humanas podem ser conhecidos pela razão humana, e que a própria razão é capaz de conhecer - se a si mesma. " Segundo Marilena Chauí.
O mito não tem bases científicas, são baseados na tradição, inventado para responder as perguntas que até o momento não tem respostas. Já o pensamento filosófico é algo baseado no concreto, em dados prováveis, se questionado o porquê dentro de determinada situação, utiliza a razão para buscar fundamentos e respostas.
2 - De acordo com Chauí, existem duas teses que explicam o surgimento da Filosofia, são elas: orientalista e ocidental.
Segundo a ese orientalista, a Filosofia surgiu no oriente, onde se fundamenta o budismo, no Yin e Yang, nos mantras, nas pirâmides, nas auras. Também acredita - se que o orpo e a alma é um só. Depois então que a filosofia surge na Grécia, com algumas diferenças, como a divisão do corpo e da alma, com o intuito de responder perguntas sobre a vida e a sociedade. A tese mais aceita até então é a ocidental, com o surgimento da Filosofia na Grécia.
3 - De acordo com o artigo apresentado, existem alguns fatores que influenciaram o surgimento da Filosofia, são eles:
> As viagens marítimas - Naquela época existiam alguns mitos relacionados ao mar, para vencer o medo os navegadores buscaram o entendimento e o esclarecimento de tais lendas.
> A construção do caléndario - Com a noção de tempo, os gregos entenderam que o tempo não dependia da vontade dos deuses.
> O uso da moeda - O valor do produto ajudou os