A madeira como estrutura da edificação
1. INTRODUÇÃO
Apesar da construção com estrutura em madeira ser de grande utilização no
Mundo, principalmente nos EUA, Canadá e Japão e países do Norte da Europa, no
Brasil ainda há grande preconceito, pois quando se fala deste tipo de construção a primeira idéia são casas Luxuosas com acesso de poucos e sem a devida atenção às questões de preservação ou proveniências desta madeira ou sub-moradias como as Favelas.
Contudo não se pode negar que uma grande parcela da população do Brasil mora em residências de madeira, mas na verdade isso não quer dizer que este reconhecimento responda adequadamente aos requisitos e critérios recomendados ao seu desempenho como edificação.
Portanto ignorar esta realidade é o mesmo que colaborar com o inexpressivo avanço tecnológico deste sistema no Brasil, pois a partir de um diagnóstico irreal as soluções provavelmente não atenderão às exigências de seus usuários. A Falta de Tecnologia apropriada a este processo construtivo tem causado o uso inadequado da madeira. Hoje mais de 80% da madeira usada na construção civil no Brasil é utilizada como forma de “apoio” à construção e não como estrutura da mesma. Normalmente utilizada para execução de fôrmas para concreto armado, escoramentos e outros usos que tornam esta madeira “descartável” no processo construtivo. O Preconceito do uso da madeira na construção é fundamentalmente cultural, em conseqüência a total falta de informação sobre a tecnologia da madeira no Brasil.
O compromisso com a qualidade deve ser a principal função para o desenvolvimento deste sistema construtivo, já que o Brasil é um dos maiores exportadores desta matéria prima, mas parece que não sabe o real valor deste produto. 7
1. OBJETIVOS
1.1 Objetivo Geral
Visão geral, vantagens e desvantagens da utilização da madeira como estrutura, utilização dos conceitos da Sustentabilidade.
1.2 Objetivo Específico
Uso específico da madeira como sistema estrutural, análise geral,