Filosofia
Introdução
Neste trabalho pretendemos reflectir sobre o poder e os riscos que a tecnociência tem levantado ao Homem e à sociedade em que vivemos e também sobre a necessidade de um acordo entre a ciência e a ética. Temos o objectivo de demonstrar que estamos perante uma sociedade tecnocientífica, muito dependente da informação e da evolução da ciência nas mais diversas áreas.
Diapositivo 4
Qual a diferença entre a Ciência e a Tecnologia?
Ciência+Tecnologia=Tecnociência
Diapositivo 6
Será a tecnociência moralmente aceitável?
Vídeo!
Diapositivo 8
Argumentos contra a Tecnociência
Permite ao homem o desenvolvimento material, mas não o do próprio ser humano;
Põe o ambiente em risco;
Cria necessidades, em vez de as satisfazer
O desenvolvimento dos meios de comunicação social são apenas usufruídos por muito poucos;
Grande insegurança em rede devido à invasão de privacidade e vírus;
Não é pelo avanço tecnológico que o ser o humano é mais feliz, bem pelo contrário.
Diapositivo 10
Impacto da tecnociência no Homem
Muitas das suas aplicações foram benéficas minorando o sofrimento humano e melhorando o seu mundo se forma a que o Homem se sentisse cada vez melhor. A tecnologia está cada vez mais presente e poderosa nas nossas vidas, tornando-nos muito dependentes dela;
A mentalidade do homem tornou-se graças aos avanços tecnológicos, um tanto optimista, acreditando-se na possibilidade de alcançar o inimaginável.
Diapositivo 12
Tecnociência vs Ética
Diapositivo 14
A ética e o seu domínio na Ciência
A ética e a tecnociência estão intimamente relacionadas. Na actualidade, esta está muito relacionada com o progresso das ciências da vida, uma vez, que têm sido descobertas de várias curas para doenças, preservação da vida sobre condições artificiais como a clonagem, a eutanásia* e até a robótica.
*A eutanásia é um sistema de procura dar morte sem sofrimento a um doente incurável. Existem diversos tipos de eutanásia