filosofia
1. Como surgiu a filosofia? Quais as diferenças entre o pensamento filosófico e o Mito?
R: Historiadores dizem que ela teve inicio no final do século VII e início do século VI antes de Cristo, nas colônias gregas da Ásia Menor. A Filosofia nasceu como conhecimento racional da ordem do mundo ou da Natureza.
O mito não tem bases científicas, são baseadas na tradição e em coisas sem fundamento. O pensamento filosófico e algo baseado no concreto, em dados prováveis, se questionada o porquê dentro de determinada situação que é observada de diversos prismas do conhecimento.
O pensamento filosófico é questionador, representa uma ruptura quanto à atitude diante do saber recebido. O mito é uma narrativa cujo conteúdo não se questiona.
A inteligibilidade na filosofia é procurada, no mito ela é dada.
A filosofia rejeita o sobrenatural, recorre a argumentos já no mito cultua-o.
2. Quais as teses que explicam o surgimento da filosofia, na Grécia? Qual delas é mais aceitável?
R: 1) SABEDORIA ORIENTAL: Uma primeira hipótese sugere que a filosofia na verdade não passa de um produto do saber oriental aperfeiçoado pelos gregos. 2) MILAGRE GREGO: Os defensores da tese do "milagre grego" acreditaram que a filosofia foi um rompimento radical com o discurso mítico. Um rompimento tão extremo que se assemelhou a um milagre. 3) PROCESSO GRADUAL: nessa terceira versão, a filosofia não é oriental e nem milagre, mas o fruto de um processo gestado lentamente no seio da cultura grega. Para os defensores da tese do processo gradual, a filosofia foi preparada pela própria mitologia grega, diferente da mitologia oriental por seus deuses humanizados e suas narrativas racionalizadas.
A terceira. Pois ela diz que a filosofia, foi um fruto de um processo, que se fez lentamente no seio da cultura grega. Ela foi processada pelas próprias crenças gregas, sem a influência de outras culturas.
3. Quais os fatores históricos que influenciaram o