Filosofia
Grupo: 2
Adriane
Alberto
Caio
Fernando
Isabeli
Marcelo
FONTE
SOLDAGEM
Denomina-se soldagem ao processo de união entre duas partes metálicas, usando uma fonte de calor, com ou sem aplicação de pressão. A solda é o resultado desse processo. Em termos históricos a soldagem teve seu grande impulso durante a segunda guerra mundial, devido a fabricação de navios e aviões soldados.
O QUE FAZ A CIÊNCIA SER CONSIDERADA CIÊNCIA E NÃO
SENSO COMUM?
Utilizando o processo de metalurgia da soldagem, podemos comprovar que é uma ciência e não um senso comum. Os processos de soldagem são utilizados para fabricação de produtos e estruturas metálicas, aviões e veículos espaciais, navios, locomotivas, veículos ferroviários e rodoviários, pontes, prédios, oleodutos, gasodutos, plataformas marítimas, reatores nucleares e periféricos, trocadores de calor, utilidades domesticas, componentes eletrônico etc.
A metalurgia de soldagem é utilizada em diversos produtos e em situações distintas. Para que seja utilizado o processo específico de soldagem em cada situação, são feitos estudos de: Insumo de calor ou energia; rendimento térmico do (arco elétrico); distribuição e picos de temperatura (ciclo térmico); tempo de permanência nessas temperaturas; velocidade de resfriamento da zona de solda; composição do material de adição; variações de corrente elétrica;
QUAL É O OBJETIVO DE SUA CIÊNCIA?
A metalurgia de soldagem tem como objetivo estudar os processos termodinâmicos, químicos e físicos dos materiais e seus compostos.
QUAIS SÃO AS LINHAS DE PESQUISA?
PROCESSO DE SOLDAGEM COM ARCO ELETRICO.
Transferência metálica em soldagem com arco elétrico;
Processo de soldagem com eletrodo revestido;
Processo TIG (Tungsten Inert Gas);
Processo MIG ( Metal Inert Gas) e MAG ( Metal Active Gas);
Soldagem com arco submerso;
Processo de soldagem com plasma.
PROCESSO DE SOLDAGEM E CORTE COM GÁS
Soldagem com gás;