Filosofia
Resposta: Aristóteles afirma que somente o homem é um "animal político", isto é, social e cívico, porque somente ele é dotado de linguagem.
Rousseau, no primeiro capítulo do Ensaio sobre a origem das línguas: "A palavra distingue os homens e os animais; a linguagem distingue as nações entre si. Não se sabe de onde é um homem antes que ele tenha falado".
Hjelmslev afirma que "a linguagem é inseparavél do homem, segue-o em todos os seus atos".
Pergunta: Que significa dizer que a linguagem tem um poder encantatório ? Como esse poder se manifesta?
Resposta: A linguagem tem um poder encantatório, isto é, uma capacidade para reunir o sagrado e o profano, trazer os deuses e as forças cósmicas para o meio do mundo, ou, como acontece com os místicos em oração, tem o poder de levar os humanos até o interior do sagrado. Eis por que, em quase todas as religiões, existem profetas e oráculos, isto é, pessoas escolhidas pela divindade para transmitir mensagens divinas aos humanos. - Martinho Carlos Rost
Pergunta: Qual é a diferença entre o conhecimento e a sabedoria?
Resposta: Conhecimento pode ser adquirido através de livros e professores, já a sabedoria é acumulada com o tempo. É o que você aprende com as coisas da vida. Sabedoria é você saber como agir em uma situação complicada, como ensinamento dos mais velhos. Já o conhecimento pode ser ganho com os estudos.
Pergunta: Conceito de bem e mal para a filosofia?
Resposta: Bem e mal; refere-se a avaliação de objetos, desejos e comportamentos, onde são aspectos considerados positivos ou negativos.