Etica
O real significado da ética é muito diversificado e possui diversas interpretações. Para mim é um conjunto de valores morais e princípios que são extremamente necessários para que haja ordem na nossa convivência.
Ela é construída através de tradições, culturas e costumes de uma sociedade. Na filosofia o papel dela é estudar e analisar o comportamento das pessoas, mais antigamente não tinha esse significado. Anteriormente ela não se resumia em moral e sim em buscar uma melhor condição e estilo de vida para se viver em um grupo.
Ela é utilizada em diversos campos e faz com que a nossa vida não se torne uma bagunça geral. Muitas pessoas não entendem a importância da ética na nossa vida mais a questão é que sem ela não haveria uma regra para ser seguida e todo mundo ia fazer o que estivesse com vontade.
Para alguns filósofos como Sócrates ela se baseia no conhecimento e em vislumbrar na felicidade o fim da ação. Essa ética tem por objetivo preparar o homem para conhecer-se, tendo em vista que o conhecimento é a base do agir ético. Ao contrário de fomentar a desordem e o caos, a filosofia de Sócrates prima pela submissão, ou seja, pelo primado da ética do coletivo sobre a ética do individual. Neste sentido, para ele, a obediência à lei era o limite entre a civilização e a barbárie. Segundo ele, onde residem as ideias de ordem e coesão, pode-se dizer garantida a existência e manutenção do corpo social. Trata-se da ética do respeito às leis,e, portanto, à coletividade. Na minha opinião Sócrates está certíssimo pois numa sociedade onde ha obediência as leis com certeza haverá um corpo social saudável e uma sociedade organizada, banindo dessa forma a desordem e a bagunça. Dessa forma, o homem conhece a ti mesmo e adquire conhecimento o que acaba se tornando essencial pra a submissão as leis de uma sociedade.