Filosofia
Pedagogia – Licenciatura
Disciplina
Fundamentos Filosóficos da Educação
Eli
Gleide
Nilceia
Rose
Viviane
Rio de Janeiro, 23 de setembro de 2013.
Introdução Acredita-se que a Filosofia leva ao trabalho de pensar, refletir, raciocinar e, assim, despertar o senso critico e, consequentemente auxiliar a construir uma nova visão de sociedade, onde se pressupõe que a Educação é a principal responsável pelas transformações da mesma. Deste modo, este trabalho visa pesquisar e compreender a importância e a contribuição da Filosofia para a Educação. Iremos evidenciar nesta pesquisa as dificuldades de implantação da filosofia no currículo escolar, as desigualdades de uma sociedade em pleno XXI no âmbito escolar, e algumas consequências e desigualdades do sistema educacional.
ETAPA 1
A importância da Filosofia para a compreensão da sociedade e do mundo em que se vive e as dificuldades de implementação da disciplina no currículo escolar.
Há muito tempo que se discute o estatuto cognitivo da filosofia, muito embora tenha se tornado uma disciplina em todas as universidades do mundo civilizado. A filosofia é extremamente ligada ao saber humano, essa disciplina é importante na formação da consciência crítica. A filosofia utiliza a razão para buscar as suas respostas excluindo os sentimentos e emoções, baseia-se no questionamento, raciocínio e reflexão visando assim uma nova visão de conceitos. Ainda que de forma inconsciente, o homem vivencia a filosofia em seu dia a dia. Por um lado afirma-se que a filosofia “é o lugar crítico da razão”; mas a prática real do ensino e do estudo da filosofia consiste em repetir fórmulas gasta. A filosofia é uma disciplina intelectual que utiliza métodos racionais e críticos. Trabalha com conceitos abstratos, procurando definir princípios gerais, respondendo às questões fundamentais da vida e da morte, do