so sistema operacional
Ciência da computação– Faculdade Anglo Americano (FAA)
{reginaldo_dk45@hotmai.com, thsouzza@gmail.com}
Resumo. Este artigo apresentara o histórico características do sistema operacional minix.
1. Histórico
O Minix é um sistema operacional gratuito desenvolvido por Andrew Tanenbaum para compensar a proibição da AT&T contra o estudo de SO baseado no código UNIX e prover uma ferramenta de ensino para seus alunos. Originalmente foi projetado para ser compatível com a versão 7 do UNIX e em seguida passou a ser desenvolvido baseado no padrão POSIX. O Minix foi escrito a partir do zero e mesmo sendo compatível com UNIX, não contém código AT&T possibilitando sua distribuição livremente.
A ideia de criação de Minix foi construir um sistema de pequenos módulos com interfaces bem definidas e ter o sistema continuamente monitorando seu próprio comportamento, assim se um modulo não estiver funcionando corretamente, o sistema pode automaticamente tomar as rédeas da situação reiniciando o modulo com falha por exemplo.
E o Minix como qualquer outro Sistema Operacional também tem seu logo/mascote, um Raccon ( animal da America do Norte semelhante com o nosso Quati. O motivo pelo qual Raccon foi escolhido, é porque são animais pequenos, ágeis, inteligentes, amistosos, e o melhor de tudo, comem insetos
O MINIX desenvolvido a partir do zero e mesmo sendo um sistema compatível com UNIX, não possui código AT&T podendo, assim, ser distribuído livremente.
Durante o seu auge no início dos anos 90, MINIX era popular entre os estudiosos e desenvolvedores da época por possuir uma licença de propriedade barata, porém nos anos 2000 o MINIX foi posto de lado por outros sistemas operacionais de licença livre. O sistema ainda inspirou Linus Torvalds a desenvolver o Linux e alguns de seus primeiros trabalhos foram escritos em MINIX.
Atualmente em sua terceira versão, MINIX sofreu