FILOSOFIA
GRADUAÇÃO BACHAREL - DIREITO
DAIANE GABRIELA
HOMEM, NATUREZA E CULTURA
Salvador
2013
HOMEM, NATUREZA E CULTURA
Trabalho apresentado ao professor orientador José por estudante do 1º período do curso de Direito para fins de avaliação da disciplina Filosofia da Universidade Católica do Salvador- UCSAL.
.
Salvador
2013
As relações Homem-Natureza consistem no desenvolvimento industrial, tal processo o afastou do mundo natural, como se não fizesse parte dele. Com a era tecnológica, a humanidade trouxe conseqüências, poluição do ar, contaminação da água e do solo que provém os alimentos entre outros. O consumo desenfreado esgota ao longo do tempo os recursos da Terra, que levaram milhões de anos para se compor, o homem é seu maior agressor, colocando em risco sua própria sobrevivência.
Antigamente, acreditava-se no dever de respeitar a natureza. Esta era uma criação divina e deveria ser retirado somente necessário para o seu sustento para evitar julgamentos. Ainda assim a decorrer dos anos, o homem modificou o seu ambiente a fim de adequá-lo às suas necessidades. As agressões de grande porte começaram na Idade Média e Moderna, especialmente na fase da Revolução Industrial.
É preciso conhecer e interagir com o mundo natural, desta forma poderá equilibrar a sociedade, o meio ambiente e a economia. É necessário conscientizar e sensibilizar a população das degradações e suas conseqüências. Todos querem um mundo melhor e com qualidade de vida, nunca se é tarde para recomeçar. Preservar o meio ambiente é preservar a vida.
Antigamente o homem vivia em contato intimo com a natureza, suas necessidades e ambição consistiam em moradia e alimentos. As conquistas foram alterando as relações, ampliou seus conhecimentos, mas também destruição ecológica, conseqüências do progresso. Os desafios para sobrevivência é compreender que o homem é