resenha Freakonomics II
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Luiz Itamar Leiria¹
LEVITT, Steven D.; DUBNER,Stephen J. Freakonomics: O lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta. Tradução Regina Lyra 7ed, [Sl]: Campus, 2005.
Freakonomics livro que se tornou conhecido no mundo todo, mostrando exemplos do uso das diversas ferramentas de análise econômica para o estudo de manifestações da política, da sociedade e, principalmente, do comportamento humano frente às diversas circunstâncias.
Como os autores definem Freakonomics, “economia excêntrica” – a busca por respostas. Mais especificamente um retorno sobre qual o motivo da expressiva queda do número de crimes ocorridos em todo território dos EUA durante a década de 90. Assim, a partir de informações e apreciações, os autores comprovaram que o verdadeiro motivo da queda de crimes foi a legalização do aborto ocorrida anos antes no país.
Há no livro uma análise dos problemas socioeconômicos da humanidade de uma maneira neutra, livre de preconceitos, moralismos e dogmas, recebendo muitas críticas ao trazer, a público, realidades muitas vezes censuráveis.
“Onde foram parar todos os criminosos?”, no capítulo 4, os autores respondem a pergunta central, acima, através de um relato, do ano de 1966, de um ditador comunista da Romênia que declarou ilegal o aborto em prol de um plano-mestre de criar uma nação digna do Novo Homem Socialista. Afirmando que a historia de criminalidade America nos ano 90 é o oposto do relato do acontecido na Romênia. Quando o índice de criminalidade começou a cair, vindo a derrubar as previsões de alta, na quais diversos especialistas na área não conseguiam explicar. Para as explicações dadas através de artigos publicados; os autores desfizeram umas com as devidas ponderações, e concordaram com outras, como: o aumento do efetivo policial, confiança nas prisões, e incluíram a lei do aborto no ano 1973 em todo país. Sendo esta última teoria responsável por provocar reações