filosofia
O significado da palavra filosofia segundo a etimologia grega é amor à sabedoria, noção que expressa o desejo do homem de descobrir o porquê, o significado de tudo aquilo com o qual se depara na sua existência. A reflexão filosófica manifesta, portanto, a busca da verdade inerente a toda experiência humana. A importância desta disciplina no currículo de engenharia é evidenciada também pelo fato de que a informática e as novas tecnologias de comunicação criaram um ambiente que exige um novo perfil profissional do engenheiro e solicita que sejam redefinidos os parâmetros de sua formação. Assistimos atualmente a um emprego crescente de máquinas e robôs na realização das atividades mais mecânicas e repetitivas na indústria e, por outro lado, a um aumento incessante da capacidade de armazenamento de dados pelos computadores, o que torna o acesso à informação cada vez mais fácil e veloz. Por isso, é necessário preparar o engenheiro para atuar em um contexto que exigirá mais do que a simples aplicação de conhecimentos técnicos.
Sendo assim, o curso de Filosofia na FEI tem como objetivos principais: 1) propor um embasamento seguro dos valores humanísticos; 2) estimular a reflexão dos alunos acerca de sua experiência humana; 3) favorecer neles o desenvolvimento de uma postura crítica diante da cultura dominante.
O tema central do curso será o conhecimento da experiência humana. As três primeiras unidades do curso abordam questões acerca do método de conhecimento, enquanto a quarta unidade propõe uma reflexão sobre a experiência humana.
UNIDADE 1
O REALISMO
Para compreender o fenômeno humano de um modo livre de equívocos, devemos levar em consideração algumas premissas, isto é, alguns princípios metodológicos. Uma investigação séria sobre qualquer acontecimento ou objeto requer, antes de mais nada, que sejamos realistas.
1. O conceito de realismo. O realismo pode ser descrito como uma atitude que privilegia a observação global, interessada