Filosofia
A filosofia nos permite e nos da oportunidade de realizar o pensamento de uma maneira bem pessoal. A implantação no currículo escola tem um extrema importância e fundamento ,no sentido de colaboração na formação da personalidade e desejos. E para ter uma compreensão fecunda no ensino da filosofia é necessário.
A filosofia é o conhecimento das coisas pelas causas, pelas razões: a saber, como ciência, nos diz que a coisa conhecida não só é assim, como nos aparece, mas tem de ser necessariamente assim. E distingue-se do saber vulgar, da opinião, que nos diz que as coisas conhecidas estão de uma determinada maneira, mas não dá a razão pela qual estão necessariamente assim. Daí o saber vulgar, a opinião, não ser estável e segura, mesmo quando verdadeira. A filosofia, portanto, ainda que coincida, materialmente, com o assim chamado bom senso, senso comum – que pertence à opinião – dele formal e essencialmente se diferencia pela sua certeza absoluta. Apesar de a filosofia ser uma disciplina a priori, a informação empírica pode ser relevante em muitas das suas áreas. Essa informação, contudo, é geralmente fornecida pelas outras disciplinas, e não pela filosofia em si.
E para ter uma compreensão fecunda do ensino da filosofia é necessário distinguir cuidadosamente as competências filosóficas da informação histórica, e a leitura filosófica ativa dos textos dos filósofos da sua mera compreensão
Sentido da palavra "filosofia"
A palavra "filosofia" tem que designar algo. Não vamos ver o que é esse algo que a palavra designa, mas simplesmente assinalá-lo, dizer: está aí.
Evidentemente, todos sabemos o que a palavra "filosofia", na sua estrutura verbal, significa. É formada pelas palavras gregas philos e sophia, que significam "amor à sabedoria". Filósofo é o amante da sabedoria. Porém este significado dura na história pouco tempo. Em Heródoto, em Tucídides, talvez nos pré-socráticos, uma ou outra vez, durante pouco