Carl gustav jung
Psicologia 2° semestre
Processos Psicológicos Básicos I
Prof.ª Ana Lucia Souza
Delça Lima dos Santos RA:4243834698
Fernanda Santos Amaro Silva RA:1299876270
Jandira Oliveira de Figueiredo RA:4210781491
Talita Gomes Francisco de Paula RA:1299884152
São Paulo, agosto de 2012
Uniban-Anhanguera Campo Limpo
Psicologia 2° semestre
Processos Psicológicos Básicos I
Prof. Ana Lucia Souza
Trabalho proposto ao grupo pela Prof.ª Ana Lucia Souza como avaliação parcial da disciplina de Processos Psicológicos básicos I
São Paulo, agosto de 2012.
Se este anexo tiver imagens, elas não serão exibidas. Baixar o anexo original
PROCESSOS SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO
Sensação
É o impacto do corpo exterior, é a reação física ao mundo diante da resulta na ativação das áreas do córtex cerebral. E uma vivência bem simples, que produz um estímulo tanto externo, como interno: luz, som, calor entre outras, tudo através pelo sistema nervoso. Nosso corpo recebe infinitos números de estímulos (sensações), sendo que interpretamos somente os necessários, pois os estímulos são iguais para todos, o que muda é a percepção. Resulta do primeiro contacto com a realidade, captação pura e simples de um objeto sensorial. É um estado bruto e imediato, cujo papel principal é proporcionar à percepção os dados de que necessita. Realiza-se através dos sentidos. Apenas podemos falar de sensações e nas percepções se as consideramos em si, temos as principais que são: Visuais, auditivas, tácticas, gustativas e olfativas.
Sensação Visual É um órgão sensorial que controla as sensações visuais (olhos). Quando os olhos captam raios de luz é nítida na retina, a parte de trás dos olhos está formada por milhares de células. Na retina há duas espécies de células, que são os cones e bastonetes. Alguns dos cones são sensíveis à luz vermelha, outros a luz verde.
Sensação