filosofia
1) O que Kant entende por esclarecimento?
O esclarecimento é um grau complexo de alcançar, pois é o desvinculamento total de auxiliadores, e um entendimento puro requer esforço e tempo, mas a busca pelo esclarecimento é o inicio de um desvinculamento, é à saída da ignorância.
2) Defina “menoridade” e “maioridade” conforme texto de Kant.
Menoridade é a incapacidade de se servir de seu próprio entendimento sem a tutela de outro. Pode-se dizer que a menoridade é a falta de coragem de se desvincular do auxilio de algum indivíduo ou de alguma crença (mesmo que ela provoque dúvidas ) e a maioridade é a libertação, é o verdadeiro esclarecimento. Em Kant a maioridade é a saída da comodidade, para o pensamento próprio, não estabelecido, algo que vem de si próprio.
3) Segundo Kant, qual o significado de “uso publica e privado”. Kant entende como uso público da razão aquele que qualquer homem, enquanto sábio, faz dela diante do grande público letrado, todavia, entende como uso privado aquele que qualquer homem pode fazer de sua razão em um cargo público ou função a ele confiado. A liberdade de fazer uso público da razão é necessária para que possa haver autonomia de pensamento (pensar por conta própria), autonomia da ação e também autonomia da palavra.
O uso privado da razão acontece quando o individuo discorda de algo, mas, deve cumpri-lo, pois é seu dever, seja no trabalho ou perante a sociedade, mas como ser humano pode questiona-lo. O uso público da razão se refere ao ato de pensar, discordar, e expor pensamentos e opiniões.
Para entendermos melhor a questão do uso público e privado da razão, podemos usar um dos exemplos citados por Kant - filósofo alemão - “o caso do cidadão que discorda do valor dos impostos que deve pagar. Em seu uso privado da razão, deve cumprir seu dever e pagar seus impostos, caso contrário, será punido de acordo com as regras de sua sociedade. Mas em seu uso público da razão, deve expor publicamente seu desacordo