beneficios da atividade fisica
Exercícios Aeróbicos provocam alterações no sistema nervoso autônomo, criando reativação vascular aos temíveis estímulos estressores diminuindo a P.A.
Esses efeitos benéficos determinam decrescimento da P.A entre 0 a 20mmHg/ sistolica e de 2,5 a 12mmHg para a diastòlica (Walb & Burini, 1994)
Classificação da P.A para idade > 18 anos
Medicamentos
Anti-Hipertensivos.
Diuréticos: Agem pela eliminação do sal na urina, o que, em ultima analise, provoca uma providencial perda renal de água e sal.
Nomes Genéricos:
Hidroclorotiazida ( Clorana, Drenol -nome comercial).
Clortalidona (Higroton)
Furosemide (Lasix)
Acido Etacrìnico (Edecrin)
Espironolactona (Aldactona)
Trianterene (Derenium)
Amilorida (Midamor)
Simpatolíticos:
Atua sobre o sistema nervoso central: provocam sonolência, fraqueza, boca seca, impotência e diminuição da Libido.
Nome Genérico:
Alfa - Metildopa (Aldomet).
Clonidina (Atensina).
Guanabenzol (Lisapress). Beta bloqueadores Inibe os receptores beta-adrenergicos (beta1 e beta2) Beta1: Mediadores de estimulação cardíaca. Beta2: Produzem o relaxamento da musculatura lisa vascular e brônquica. Droga: Propanolol: Bloqueia os receptores beta1 e beta2. Atenolol. Nadolol. Pindolol. Metropolol. Timolol. Alfa bloqueadores
Reduzem a pressão, ocupando o lugar dos receptores da noradrenalina, impedindo sua ação construtora. O seu uso pode causar palpitações, fraquezas e alterações sexuais.
Bloqueadores dos canais de cálcio. (antagonistas)
O cálcio è um mineral indispensável para que a contração muscular, aconteça. Algumas drogas impedem a passagem de cálcio para o interior da célula e consequentemente a contração. O resultado è a abertura das artérias e a queda da pressão.
Verapromil.
Nifedipina.
Nitrendipina.
Vasodilatadores.
Usado em associação com outras drogas, quando o hipertenso è muito