FILOSOFIA
FILOSOFIA - RESUMO
Texto 1 – Noções Preliminar e Finalidade
Se nos inspirarmos nas origens do pensamento ocidental verificaremos que a palavra Filosofia, significa amizade ou amor pela sabedoria. O termo é deveras expressivo. Os primeiros filósofos gregos não concordam de serem chamados de sábios, por terem consciência do que muito ignoravam. Preferiam ser conhecidos como amigos da sabedoria, ou seja filósofos.
A Filosofia reflete no mais alto grau dessa paixão da verdade, amor pela verdade que se quer conhecida sempre com maior perfeição, tendo em mira os pressupostos últimos daquilo que se sabe.
O Filósofo autêntico, e não o mero expositor de sistemas, é como o verdadeiro cientista, um pesquisador incansável que procura sempre renovar as perguntas formuladas, no sentido de alcançar respostas que sejam “ condições das demais”. A Filosofia começa com um estado de inquietação e de perplexidade, para culminar numa atitude crítica diante do real e da vida.
O Homem passou a filosofar no momento em que se viu cercado de problema pelo mistério, adquirindo consciência de sua dignidade pensante.
A Filosofia por ser a expressão mais alta da amizade pela sabedoria, tende a não se contentar com uma resposta, enquanto esta não atinja a essência, a razão última de um dado campo de problemas.
A Filosofia com efeitos procura sempre a resposta a perguntas sucessivas, objetivando atingir, por vias diversas certas verdades gerais, que põe a necessidade de outras: daí um impulso inelutável e nunca plenamente satisfeito de penetrar, de camada em camada na órbita da realidade, nunca busca incessante de totalidade de sentido, no qual se situem o homem e os cosmos.
Quando se afirma que filosofia é a ciência dos primeiros princípios, o que se quer disser é que a Filosofia pretende elaborar uma redução conceitual progressiva, até atingir juízos com os quais se possa legitimar uma série de outros juízos integrados em um sistema de compreensão total. Assim o sentido