filosofia
A proposta deste trabalho é apontar elementos filosóficos que permeiam a Educação Brasileira, suas fontes, dificuldades e reflexos na sociedade.
Abstract
The purpose of this paper is to point out the philosophical elements that permeate Brazilian Education, their sources, reflections and difficulties in society.
A natureza da filosofia e o seu ensino
Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
A filosofia como disciplina se diferencia da maioria das demais por não conter métodos formais de prova.
Na matemática, por exemplo, estudam-se exclusivamente aqueles problemas que podem ser resolvidos recorrendo aos métodos formais da própria matemática, o que já não existe em filosofia.
Podemos - e devemos - usar a lógica, mas a mesma é somente instrumental, ou seja: não resolve os problemas da filosofia, nem determina o que é ou não um problema filosófico.
Para que se tente resolver os problemas da filosofia, os filósofos apresentam teorias, também chamadas de teses, perspectivas ou até mesmo filosofias.
Existe certa dificuldade na implementação da filosofia no currículo escolar devido à filosofia não ser como as outras áreas disciplinares, pois não temos resultados substanciais amplamente consensuais para se apresentar em aos estudantes já que a filosofia é uma disciplina especulativa, que lida com problemas que ninguém consegue resolver.
Seguindo essa margem, percebe-se que as instituições de ensino têm certo desconforto em lecionar a filosofia exatamente por não se encaixar nos moldes das disciplinas tradicionais, e por não ser possível na filosofia chegar á uma conclusão definitiva.
A educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesmo, mas sim, como um instrumento de manutenção ou transformação social.
Por isso, necessita de meios que orientem os seus caminhos,