Filosofia
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO
ADRIANA PEREIRA GOMES
FILOSOFIA
Montes Claros
2010
ADRIANA PEREIRA GOMES
FILOSOFIA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Administração.
Orientador: Profª Márcia Bastos de Almeida
Montes Claros
2010
A socialização é o processo pelo quais os indivíduos adquirem padrões de comportamento que são valorizados pelo grupo e adequados para sua adaptação ao seu ambiente social. A moral acha-se intimamente relacionada com os atos conscientes e voluntários dos indivíduos que afetam outros indivíduos, determinados grupos sociais ou a sociedade em seu conjunto.
Discutir o tema moralidade implica em uma análise muito precisa das relações que o sujeito desenvolve com as outras pessoas, uma vez que, trata-se de um processo no qual a definição de regras é o limite caracterizado pela necessidade de manter o respeito como conceito fundamental. Entretanto, a moral pouco se altera, a sociedade constrói suas próprias regras as quais mantêm características dos padrões anteriores. Diante dessa realidade emerge o sociologismo, gerado por condições sociais e não por fatores sociais. Os fenômenos morais podem ser entendidos como gerados por condições sociais e são conseqüências de sanções sociais sobre a conduta. O comportamento humano moral se orienta por grupos de referência que mudam com o desenvolvimento do indivíduo. Nesse caso, a solidariedade e a cooperação entre indivíduos seriam a força motriz da moralidade. O que existe de concreto na visão de educadores e psicólogos é que nenhuma realidade moral é inata, o que significa haver uma exigência ao delinear uma disciplina normativa, sob a qual são desenvolvidas umas séries de relações coletivas.
O ser humano é uma obra eternamente inacabada, em construção. O que somos