Filosofia
2.Faça uma síntese das principais escolas filosóficas (Jônica, Eleata, Pitagórica, Pluralidade).
Escola Jônica: São os primeiros pensadores(Tales, Anaximandro e Anaxímenes) que dão expressão filosófica ao problema da existência de uma causa suprema de todas as coisas. Nome devido a colônia de Jônia, em Mileto, na Àsia Menor. Viveram entre os séculos VII e V a.C).
Escola Eleata: Recebe este nome por ter surgido em Eléia. Seus expoentes eram Xenófanes, Parmênides, Zenão e Melisso.
Para eles, o único conhecimento válido é fornecido pela razão, e não aquele adquirido do conhecimento sensível.
Escola Pitagórica(Itálica): Originada por Pitágoras, integrada também por Filolau e Arquita, teve caráter filosófico, científico, religioso e político.
Consideravam a alma dividida em inteligência, razão e impulso passional, sendo a razão imortal. Proporam um código moral bastante rigoroso.
Escola Pluralista: Composta por Anaxágoras, Empédocles e Demócrito.
Admitir que não há um princípio único que explique todo o universo, e sim vários princípios que, misturando-se, formam a multiplicidade das coisas existentes, daí a denominação "pluralista".
3.Qual foi o mérito dos sofistas em relação a tradição filosófica grega?
O mérito deles consistiu em desconfiar do conhecimento humano, pois o que conhecemos é arquitetado pelo próprio homem, assim, o conhecimento não é absoluto, e sim provável. Portanto, divulgaram a filosofia como método de buscar o conhecimento. / O mérito que se confere aos sofistas é devido o seu caráter precursor da tradição filosófica grega, ou seja, principiaram a fase na qual o homem é colocado no centro das atenções, com todas suas ambigüidades e contrariedades; isso no sentido da libertação dos cânones homéricos e das legendárias tradições patriarcais e sacerdotais que dominavam o espírito grego.
4. Por que Sócrates é