Parque da canastra
As características do relevo e da vegetação favorecem a observação de animais selvagens, como o tamanduá-bandeira, o lobo-guará e o veado-campeiro.As média das temperaturas fica em torno de 17 graus no inverno e 23 graus no verão. O índice pluviométrico anual varia entre 1.300 e 1.700 mm, com maior concentração de chuvas de dezembro a fevereiro.
O objetivo principal da criação do Parque foi a proteção das nascentes do rio São Francisco, que brotam no imenso chapadão em forma de baú ou canastra. Dezenas de fazendas foram desapropriadas devido a implantação do Parque, uma delas praticamente em cima das nascentes do "velho Chico". O Ibama administra o Parque através do escritório mantido em São Roque de Minas, a cidade mais próxima (8 km da portaria 1).
Principais atrações do Parque:
- Retiro de Pedras (área da primeira fazenda instalada na região);
- A parte alta da cachoeira dos Rolinhos;
- O cânion do rio São Francisco;
- A parte alta da Cachoeira Casca D’Anta.
REGULAMENTO BÁSICO DO PARQUE
Horário de visitação:8h00 às 18h00. Recomenda-se entrar até as 16h00 no máximo.
Velocidade de tráfego nas estradas:40 km/hora.
Lixo:Recomenda-se usar as lixeiras instaladas nos principais pontos ou de preferência recolher o lixo e entregá-lo em uma das portarias.
É proibido na área do Parque Nacional:
Entrada e consumo de bebidas alcoólicas.
Uso de equipamento coletivo de som.
Prática de esportes radicais como rapel, canioning, tirolesa, pêndulo e escalada.
Churrasco e acampamento, exceto na área reservada e administrada pelo Ibama junto à portaria 4 (Cachoeira Casca D’Anta, parte baixa).
Entrada de