Filosofia
Quando a Inglaterra se lançou à conquista colonial, no inicio do século XVII, o território da América tropical já estava sendo explorado por portugueses e principalmente espanhóis. As primeiras tentativas ocorreram entre 1584 e 1587, quando foram enviadas três expedições colonizadoras inglesas à América do Norte, sob comando de sir Walter Raleigh, resultando em grande fracasso, devido à violência dos povos nativos.
As 13 colônias inglesas
Essas colônias, situadas ao sul do território inglês da América do Norte, tem sido consideradas colônias de exploração, semelhantes ao estilo predominante nas colônias portuguesas e espanholas, no sentido de terem se fundado economicamente no regime de plantation.
A colonização dos territórios mais ao norte, tinha características bastante diferentes, nessa região concentravam-se os colonos vitimados pela perseguição religiosa.
Nas décadas seguintes, novas colônias próximas a essas foram sendo fundadas, caracterizadas pela pequena e media propriedade e produção para subsistência da comunidade de colonos e para o mercado interno, distinguindo-se daquelas mais ao sul.
É importante observar que tanto na América ibérica como na América inglesa existiram iniciativas de formação de núcleos de povoamento e também atividades em que se utilizava mão-de-obra escrava. De fato, a grande diferença entre ingleses e ibéricos em seus domínios americanos centrou-se na forma como as Coroas metropolitanas se impuseram no processo de colonização.
Na verdade, já existia uma certa autonomia econômica e política, pelo menos entre as colônias da Nova Inglaterra. Nesse momento, buscou-se uma redefinição do papel das colônias, sujeitando-as a uma política fiscal inglesa e impondo o fim de suas liberdades comerciais e políticas.
O ILUMINISMO * A emergência do iluminismo
A partir do final do século XVIII, a burguesia foi se equipando com armas teóricas que serviriam para