Sistema solar
O nosso grupo decidiu fazer este trabalho sobre o Sistema Solar porque achámos que seria interessante falar sobre a constituição de cada planeta do Sistema Solar.
Esperamos que goste.
Sistema Solar
O nosso Sistema Solar consiste numa estrela média, a que chamamos o Sol, os seus 8 planetas de nomes Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno. Consiste também nos satélites naturais dos planetas, númerosos cometas, asteróides, meteoróides e espaço interplanetário.
O Sol é a fonte mais rica de energia electromagnética, principalmente sob a forma de calor e luz, do sistema solar. A estrela conhecida mais próxima do Sol é uma estrela anã vermelha chamada Próxima Centauri, à distância de 4.3 anos-luz. O sistema solar completo, em conjunto com as estrelas locais visíveis numa noite clara, orbitam em volta do centro da nossa galáxia, um disco em espiral com 200 biliões de estrelas a que chamamos Via Láctea. A Via Láctea tem duas pequenas galáxias orbitando na proximidade, que são visíveis do hemisfério sul. Têm os nomes de Grande Nuvem de Magalhães e Pequena Nuvem de Magalhães. A galáxia grande mais próxima é a Galáxia de Andrómeda. É uma galáxia em espiral, tal como a Via Láctea, mas é 4 vezes mais massiva e está a 2 milhões de anos-luz de distância. A nossa galáxia, uma de biliões de galáxias conhecidas, viaja pelo espaço intergaláctico.
Os planetas, a maior parte dos satélites dos planetas e os asteróides giram em volta do Sol na mesma direcção, em órbitas aproximadamente circulares. Se olharmos de cima do Pólo Norte solar, os planetas orbitam num sentido contrário dos ponteiros dos relógios. Os planetas orbitam o Sol num mesmo plano, ou próximo, chamado a elíptica. Plutão é um caso especial, porque a sua órbita é a mais inclinada (18 graus) e a mais elíptica de todos os planetas. Por isso, durante uma parte da sua órbita, Plutão está mais perto do Sol do que Neptuno. O eixo de rotação da maior parte dos planetas é aproximadamente