Filosofia
Sempre que fazemos, pensamos, vemos ou vivemos momentos em nossas vidas, a filosofia esta sempre presente, sendo parte integrante dela, analisando profundamente o passado em sua fonte, ou descrevendo como deveria ser em seu futuro. O homem é o principal objeto da filosofia, porque é somente através da Filosofia e do pensamento crítico que se pode desfazer a Sociedade em pequenas parcelas e pensá-las, repensá-las, cada parte, uma a uma, verificando sua valoração e importância, bem como somente através da Filosofia (e do pensamento crítico) é que se pode construir a Sociedade e também pensá-la e repensá-la como um todo, visando inseri-la e reinseri-la nos contextos vigentes. Isso vale também para o mundo em que se vive de um modo geral, muito apropriado referir certo conceito sobre a História para a Filosofia, pois Vivemos sob constante influência das telecomunicações, informática, fazendo com que crianças e adultos não se interessem por filosofia e até mesmo não se importando em buscar um sentido para sua vida, almejando apenas interesses cotidianos. Visto que a dificuldade para se filosofar é devida também à omissão da Educação, de não estimular o senso crítico das crianças. Este fato contribui para que futuramente estas crianças, já adultas, se mantenham inertes na vida, sem buscar o sentido do viver, a filosofia é tão importante quanto o ar que respiramos. Se não questionarmos nossa existência, não conheceremos, nós mesmos, pelas coisas mais simples que existem na vida.
"História é a ciência que visa conhecer o passado para melhor entender o presente e, mais seguramente, projetar o futuro."
Ora, tudo isso se pode dizer da Filosofia, mudando algumas palavras...
"Filosofia é a dinâmica do pensamento crítico, visando decompor a Sociedade e o mundo em suas várias partes, para melhor entendê-los, visando à construção de um mundo melhor e mais equânime."
“Filosofia é o estudo de