Filosofia ¹
Todos os homens são ‘’filósofos’’ segundo Antonio Gramsci, o ‘’filósofo’’ não especialista é aquele que pratica a filosofia ao nível do senso comum, com base em linguagem, na religião, nas crenças, nas experiências já sofridas, no modo de pensar e agir das pessoas, enfim o cotidiano das pessoas.
O filósofo especialista é aquele que: pensa e raciocina observando mais cuidadosamente as regras da lógica e os procedimentos metodológicos, conhece a história do pensamento da filosofia, Analisa os problemas de hoje, auxiliado por textos de filósofos anteriores.
2. Qual o objetivo e Gramsci ao afirmar que todos os homens são ‘’filósofos’’?
Ao defender que todos os homens são filósofos, Gramsci buscou destruir o preconceito que a filosofia é uma atividade muito difícil e restrita de uma minoria privilegiada. Este preconceito é politicamente conservador por que contribuiu para manter o povo afastado do contato com a filosofia; assim todos são capazes.
3. Explique por que a ideia de que a Filosofia é uma atividade muito difícil e acessível apenas a poucos privilegiados é politicamente conservadora.
Pelo fato que este preconceito fez com que o povo se fosse afastado de instrumentos culturais que são importantes para a compreensão crítica e a transformação da realidade em que vivem. Além disso, cabe afirmar que todos os homens são capazes de avançar de um apenas ‘’filosofar’’ espontâneo para um filosofar mais elaborado sendo semelhando ao um filósofo especialista.
4. Em que sentido Platão afirma que filosofam aqueles que se encontram entre a sabedoria e a ignorância?
A filosofia como pesquisa é aposto por Platão de um lado à ignorância, e de outro a sabedoria. A ignorância é a ilusão da sabedoria e destrói o incentivo da pesquisa, por outro lado a sabedoria, que é a posse da ciência, torna inútil a pesquisa: Deuses não filosofam.
Sabedoria e a Ignorância = A verdade de um