Filosofia x educação
A filosofia na educação tem um grande papel, que é levar o professor a questionar até onde sua formação, a pedagogia trabalhada em sala de aula, esta adequada ao desenvolvimento, crescimento intelectual do aluno, podendo questionar- se.Acredito que a filosofia tem sido de grande importância, para que o professor busque seu aperfeiçoamento, com isso nossos alunos só têm a ganhar, pois professores mais preparados para enfrentar o dia a dia. A educação tem a necessidade de ter o apoio de todos, através da filosofia os professores tem a sensibilidade de ver onde podemos mudar buscar mais conhecimentos, que só vem contribuir com o crescimento profissional e o melhor é que nossos jovens ganham.
É necessário que o professor, os pais, comunidade escolar e toda sociedade acorde, que os tempos são outro, se quisermos jovens bem informados, precisamos urgente de mudanças.
No texto uma frase me chamou atenção “Uma sociedade é formada de uma multiplicidade e conhecimentos, nelas todos exercem um papel educador e todos estão em processo de se educarem. Concebe-se, portanto a educação como processo permanente de desenvolvimento social”. Portanto não há limite é necessário continuar a busca, refletir sempre. A educação vai sempre evoluindo, precisamos estes sempre atualizados.Podemos dizer que hoje a educação é precária, mais temos profissionais que tem a consciência de que podemos transforma a sociedade. Há várias circunstâncias em que o homem pode entrar em contato com o mundo que o cerca. É que dentre eles podemos citar algumas delas, tais como: A mística, a religiosa, a artística, a do senso comum, a científica e a filosófica.
O Mito - É a forma de compreensão intuitiva da realidade que permeia todo o pensar e o agir do homem primitivo, predominantemente marcado pelo sobrenatural.
Conhecimento Espontâneo - É a compreensão que o homem tem do mundo através da experiência vivida deste mundo, e a qual pode ser chamada de senso comum.