filosofia e ética
1)Vimos nessa Unidade que a filosofia se expressou de diversas formas durante a história do ocidente. Peço-lhe agora que apresente as principais características da filosofia:
a) NA ANTIGUIDADE:
Dividida em três fases:
O PERÍODO PRÉ-SOCRÁTICO OU COSMOLÓGICO, em que a filosofia se ocupa principalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza, seus pensadores eram de várias cidades ou colônias gregas, suas preocupações era encontrar uma explicação racional e sistemática para o mundo.
O PERÍODO SOCRÁTICO OU ANTROPOLÓGICO, ocorrido entre o final do Século V até o final do Século IV a.C., cujas figuras principais são Sócrates, Platão e Aristóteles, em que o objeto de estudo da filosofia passa a ser o homem, sua vida política e moral, e sua capacidade de conhecer as coisas.
Com o desenvolvimento das cidades, do comércio, do artesanato e das artes militares, Atenas tornou-se o centro da vida social, política e cultural da Grécia, vivendo seu período de esplendor, conhecido como o Século de Péricles.
É a época de maior florescimento da democracia. A democracia grega possuía, entre outras, duas características de grande importância para o futuro da Filosofia.
O PERÍODO HELENÍSTICO OU GRECO-ROMANO, entre o final do Século III a. C até o Século II d. C, quando começa a consolidar-se a supremacia da visão cristã, sobretudo com o pensamento de Santo Agostinho.
É caracterizada principalmente por uma ascensão da ciência e do conhecimento . A cultura essencialmente grega se torna dominante nas três grandes esferas atingidas pelo Helenismo, a Macedônia, a Síria e o Egito.
b) NA IDADE MÉDIA:
A Filosofia Medieval inclui pensadores europeus, árabes e judeus. É o período de cerca de mil anos em que predomina a Igreja Católica Romana, e se criam, ao lado das catedrais, as primeiras Universidades, cujo curso principal era a Teologia, sendo a Filosofia uma “serva da Teologia”.
As principais características da Idade