Filosofia e Ética
Curso de Graduação em Administração Pública
Disciplina: Filosofia e Ética
Aluno: Petrúcio Silva Abreu
Polo: Nova Iguaçu
AD1: Atividade da aula 2
1. Como surgiu a filosofia? Quais as diferenças entre o pensamento filosófico e o
Mito?
Segundo Marilena Chauí, “a Filosofia surgiu quando alguns pensadores gregos se deram conta de que a verdade do mundo e dos humanos não era algo secreto e misterioso, que precisasse se revelado por divindades ou alguns escolhidos, mas que, ao contrario, podia ser conhecida por todos por meio das operações mentais de raciocínio, que são as mesmas em todos os seres humanos”.
As diferenças entre o pensamento filosófico e o mito são: os mitos buscam narrar como as coisas teriam acontecido em uma época e falar sobre a origem de todas as coisas referindo-se a genealogias divinas ou rivalidade e aliança entre os Deuses, como exemplo a explicação que atribuem o surgimento dos males terrenos entre Zeus e Prometeu. Além disso, os mitos caracterizam-se pelo conteúdo fabuloso e às vezes incompreensível, não estando livres de contradições. E os pensamentos filosóficos tentam explicar as características da realidade de qualquer tempo, seja passado, presente ou futuro, sem recorrer a causas sobrenaturais, tentando encontrar na natureza as explicações das transformações, não aceitando contradições em suas ideias. Além disso, filosofia fundamenta sua autoridade na razão comum a todos os seres humanos.
2. Quais as teses que explicam o surgimento da filosofia, na Grécia? Qual delas é mais aceitável?
As teses que explicam o surgimento da filosofia são: “Sabedoria Oriental”, “Milagre Grego” e o Processo Gradual”. A primeira sugere que a filosofia não passa de um produto oriental aperfeiçoado pelos gregos. A segunda teoria acredita que a filosofia é um rompimento radical com o misticismo da época. E a terceira procura diminuir o radicalismo da primeira e segunda tese e procura apresentar uma