ATIVIDADE FÍSICA
SAÚDE: ONDE ESTÁ E
QUEM É O “SUJEITO” DA
RELAÇÃO?
YARA MARIA DE
CARVALHO
Universidade de São
Paulo
Marco Moreira
Marise Rodrigues
sujeito: “figura” que muitas vezes não pensa, não sente, não experimenta emoções, desejos, não carrega sua própria história de vida. Variáveis que dão corpo ao sujeito:
Idade
Sedentários
Atletas
Sadios
e.t.c.
O conhecimento e a experiência do homem com a cultura corporal que possibilitam a ele manifestar-se, expressarse visando a melhoria de sua saúde.
Desloca-se a idéia da saúde que está centrada no organismo, no físico, no biológico para a saúde como processo e resultado das opções de vida relativos ao trabalho, a moradia, ao lazer, mas especialmente nos valores e princípios de vida que se quer.
De um lado centenas de profissionais desempregados ou sendo explorados, de outro milhares de pessoas querendo, necessitando informações e conhecimento específico, sem acesso, sem orientação.
está provado cientificamente – também determinam mudanças de natureza biológica. Critério para seleção de grupos:
DINHEIRO
Saúde = resultado de possibilidades que abrangem as condições de vida de um modo geral. (tendo acesso a trabalho, serviços de saúde, moradia, alimentação, lazer.)
Tem saúde quem tem condições de optar na vida.
O serviço básico, de atendimento á população, de modo geral, não é sequer pensado e estruturado.
A promoção de saúde visa a qualidade de vida de indivíduos e comunidades. O dinheiro tem sido o “passe” para o acesso, o direito ao serviço do profissional de Educação Física.
A fragilidade e os estreitos limites da condição humana, têm sido ignorados por poderes e ambições que impõem demandas e sacrifícios exorbitantes.
Conclusão:
Vivemos em uma sociedade dominada pelo fascínio de corpos repartidos pela fama e riqueza e pela exclusão de corpos condenados pela pobreza ou que não coincidem com os modelos.