Economia
A curva de demanda que uma firma monopolista entrenta É muito inclinada, ou quase inelástica.
Porque como uma empresa monopolísta é a única no mercado, os demandandes não tem opção de comprar de outra empresa, e portanto, mesmo quando o preço estiver mais caro, ele vai continuar demandando, ou vai mudar muito pouco a demanda para variações no preço devido a falta de opção do demandante.
Esse tipo de mercado apresenta as seguintes características: 1) Grande número de produtores e demandantes do produto 2) Produtos homogéneos: não existe diferenciação entre os produtos oferecidos pelas empresas concorrentes. 3) Não existem barreiras à entrada no mercado. 4) Transparência do mercado: as informações sobre lucros, preços etc. são conhecidas por todos os participantes do mercado. 5) A não intervenção do Estado: o Estado não intervem no mercado, deixando o mercado regular-se através da "mão invisivel da concorrência". Os preços estabelecem-se pelo livre "jogo" da Oferta e Procura. Assim, o equilibrio seria sempre alcançado tanto a curto, como a médio e longo prazo.
Muito em síntese é muito simples: na concorrência perfeita a curva da demanda é condicionada pelo preço oferecido no mercado. Quanto mais baixo maiores serão as quantidades vendidas. Portanto a curva decresce do lado do eixo do Preço (y) e cresce para o lado do eixo da quantidade ( x).
Portanto, a diferença entre as duas curvas é que na concorrência perfeita será horizontal, já na firma monopolista ela terá um aspecto muito inclinado.
DESENHAR GRÁFICO B DA PÁG. 97 , SO O HORIZINTAL, E O DA PÁG. 98.
3-
Oligopólio
Oligopólio é um termo utilizado em economia que deriva do grego, onde oligo significa poucos e polens significa comércio. Este termo é usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço. Para os consumidores a formação de oligopólios não é boa, pois dificulta a entrada de outras empresas no setor dominado. Desta forma, a concorrência diminui e os