Filosofia e ética
Quando o que acreditamos e o que pensamos são contrariados por outro conhecimento, entramos em crise. Essa crise leva algumas pessoas a fazerem de conta que não há problema algum e outras a se perguntarem a origem, sentido e realidade de nossas crenças.
Esse fato nos mostra que estamos mudando de atitude. Quando algo em que críamos aparece como contraditório ou problemático e se transforma em indagações, estamos passando da atitude costumeira para a atitude filosófica.
Essa mudança de atitude, de buscar compreender o que e por que de certos comportamentos de nosso meio, nos leva ao desejo de saber. E é isso que significa, em sua origem, a palavra Filosofia (em grego, philosophia): “amor à sabedoria”.
Desse modo, filosofia pode ser: a não aceitação dos fatos, situações, valores e comportamentos como óbvios e naturais sem antes havê-los investigados e compreendidos.
ÉTICA
Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Serve, portanto, para que haja um equilíbrio e bom funcionamento para que ninguém seja prejudicado. Ética não é lei, mas está relacionada com o sentimento de justiça.
FILOSOFIA e ÉTICA no TRABALHO
A filosofia está sempre como olhar voltado aos problemas que nos desafiam de modo que nos levem a refletir e buscar soluções para os mesmos. Quando voltada para o espaço de trabalho, ela buscará compreender o fenômeno organizacional, perguntará sobre o sentido das ações e relações dos indivíduos que compõem os diversos espaços de trabalho e poderá auxiliar nas decisões a se tomar com a intenção de transformar.
A Filosofia e a Ética ao confrontar com a crise buscará apontar ações que devem ser tomadas para a sustentação e qualidade da organização e competência dos profissionais.
De modo geral, Filosofia e Ética buscam à luz do pensamento, compreender a realidade para transformá-la. Ou seja, buscam soluções capazes de resolver os problemas de maneira justa e