filosofia e tecnica
RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO
ATIVIDADES ACADEMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS.
Curso: LICENCIATURA EM FILOSOFIA
Aluno: Antonio Donizete Constantino RA: 1008748
1 – Disciplinas relacionadas à atividade:
Teoria do Conhecimento, Ética, Sociologia.
2 – Resumo do conteúdo da atividade: Os Desafios da Filosofia: uma breve reflexão sobre sua importância na sociedade tecnológica contemporânea.
O Ser Humano e a Tecnologia
O ser humano distingue-se radicalmente do animal através de sua racionalidade que é manifestação de uma realidade mais profunda denominada vida interior, interioridade, alma, o Eu.Há, porém, com o animal certas semelhanças.Entre elas a carência. O homem, como o animal, é um ser carente, por isso sofre necessidades de vários graus.Na satisfação das necessidades manifestam-se, claramente, as diferenças fundamentais que fazem do homem um ser quase, infinitamente, distante do animal.Suas necessidades são mais profundas e mais numerosas e a maneira de satisfazê-las revela no homem uma caracteristica singular: A técnica ou tecnologia.
Entre as necessidades do homem destacam-se as primarias (alimentação, vestido, moradia) e as necessidades sociais e existenciais.O que é, porém, uma necessidade?É aquilo do qual o homem precisa para a sua sobrevivência humana.Tal sobrevivência é, antes de tudo, física e secundariamente social e existencial. É difícil uma definição daquilo que se constitui uma necessidade ,Quando é que realmente existe na vida humana, que faz o homem?Que valor tem, na vida do homem, o supérfluo, normalmente, entendido como não necessário?Sabemos que o homem inventa necessidades inserindo-as em seu projeto de vida.A compreensão do conceito de necessidade é essencial para se entender a técnica. As necessidades, segundo alguns pensadores, não se reduzem ao homem estar, mas em estar bem. “O bem estar e não o estar é a necessidade fundamental para o homem, a necessidade das