Filosofia E Socio
Filosofia Pós-Moderna
A Filosofia Pós-Moderna baseia-se em citar Wittgenstein, Foucault, Nietzsche, entre outros. Ser considerado filósofo é citar outros filósofos para defender seu próprio ponto de vista e interesse, ao invés de demonstrar o porquê desse ponto de vista ser válido. Refere-se a uma tendência nova e complexa de pensamento, como uma crítica da Filosofia continental, foram influenciados por uma fenomenologia, estruturalismo e existencialismo.
Michel Foucault
Mais conhecido por escrever estudos filosóficos falando sobre o modo como as noções de verdade têm suas origens em conflitos e em lutas históricas e como essas noções exercem poder sobre instituições, sistemas sociais e identidade pessoal. Ele ainda sugere que o conceito moderno de humanidade pode ter se desenvolvido pelas ciências humanas que lhe conferia objetividade e universalidade encobrindo todos os tipos de técnicas modernas de manipulação, dominação e poder, as quais controlam o modo como vemos e disciplinamos a nós mesmos para servir aos vários papéis exercidos pela ordem política, social e econômica modernas.
Foucault examina a conexão verdade-poder em contextos específicos, conduzindo o que chama de genealogia do nosso uso das técnicas de poder e controle para constituirmo-nos como sujeitos e objetos do conhecimento. Foucault ao examinar eventos particulares não procura falhas na história, pelo contrário, os eventos são feitos de processos múltiplos, incluindo práticas passadas e variações presentes. Se as condições devem ser mudadas, isso deve ocorrer pela invenção humana e envolve o conhecimento e verdade e, como resultado, a maneira como devemos exercitar o poder.
Jacques Derrida
O filósofo supõe que a mente humana tem uma relação de representação direta com o mundo exterior e o logos é o princípio organizacional racional desse mundo. Os filósofos usam o discurso e a escrita para dar significado ou representar alguma coisa, assim filósofos proporcionam