filosofia e etica
No texto “O que e filosofia?” o autor propõe aos leitores; que a filosofia e o modo que temos para ‘aprender a morrer’, ou seja, ele se refere que todo ser humano que aprender sobre filosofia, estará automaticamente aprendendo a lidar com algo que tantos nos angustia desde o inicio de nossas vidas desde os primórdios da existência humana. A morte.
Quando o autor se refere a Deus, ele diz que o ser humano (diferentemente de “Deus”), é finito, ou seja, ele terá um final. E o ser humano é o único ser vivo que sabe que um dia ira morrer.
Isso angustia todos nos. Para amenizar essa angustia, todos os seres humanos buscam em alguma coisa, ou buscam algo que o faça esquecer-se da morte. Muitos se voltam para as religiões, pois essas prometem salvação. Salvação do que? Será que e tão ruim assim a vida? As maiorias das religiões enxergam a salvação como algo supremo para escapar de uma vida de tanta tristeza, desgraça, dor, ódio, rancor, etc., ou seja, escapar da realidade que vivemos através da angustia do medo de morrer. As religiões pregam que iremos reencontrar entes queridos, amigos, pais, irmãos que já morreram; isso tudo com intuito de diminuir a dor da separação. E que onde reencontrarmos não haverá mais dor, espaço, tristeza, morte e etc. Fazendo assim com que acreditemos em um Paraiso após a morte e que não nos importemos tanto com a vida que soframos aqui.
Mas a filosofia tem o papel de fazer com que cada pessoa tente aceitar a morte; e tenta fazer com que as pessoas enxerguem que morrer e’ tudo aquilo que pertença em geral à ordem do ‘nunca mais’. A morte e’ tudo aquilo que perdemos que nunca mais voltara; que nunca mais poderemos reencontrar. Pode ser a perda de um celular, a perda de um carro roubado, dentre varias perdas que acontecem rotineiramente em nossas vidas.
A filosofia pode ser definida como a doutrina da “Salvação por si mesmo”. Pois cada pessoa tem que superar seus medos, vencer