filosofia e etica
1 - Qual o motivo pratica que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta, distinta da religião e do censo comum?
R: Os gregos inventaram a filosofia, por ser a primeira nação que tentou resolver seus problemas locais, porém com o pensamento que estava resolvendo de todos os povos existentes. E consequente a esse fato a filosofia passou a se preocupar a desenvolver o raciocínio lógico, com o de desvendar as relações de causas e efeitos entre as coisas.
2 - Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.
R: Bom, seguindo o senso comum a filosofia busca tentar relacionar os conhecimentos repassados de geração a geração para juntar com seus valores morais a existência humana, no objetivo de fazermos indagações filosóficas, no qual são conceitos significativos e valores que adquirimos espontaneamente, pela convivência no ambiente em que vivemos.
3. Qual a comparação que podemos fazer entre a filosofia e a ciência moderna, que também defende, tantas vezes, a neutralidade e a objetividade?
R: Tanto a filosofia quanto a ciência se baseiam na razão. Elas partem de um fundamento racional. A filosofia é uma ciência moderna na qual está inserida no campo de saber humano, porém, não pode ser vista como um conteúdo, mas existem pensamentos filosóficos de épocas da história diferentes. A Filosofia, então, passou a se preocupar com o desenvolvimento de raciocínios lógicos, tendo como finalidade desvendar as relações de causas e efeitos entre as coisas.