Hidrocarbonetos no ambiente
Aluno: Diego de Freitas
Turma: CAM 232
Metano (CH4):
Tipo: Alcano.
Origens: Emanação através de vulcões de lama e falhas geológicas, decomposição anaeróbica de resíduos orgânicos, fontes naturais (ex: pântanos, vacas...), extração de combustível mineral, processo de digestão de animais herbívoros, decomposição de cadáveres animais, bactérias, aquecimento ou combustão de biomassa anaeróbica.
Malefícios: Asfixia; também em casos severos de inconsciência, parada cardíaca ou sequelas no sistema nervoso central. O composto é transportado como 1 líquido criogênico, exposição a ela pode causar ulceração.
Benefícios: Fonte lucrativa de energia limpa.O metano é um gás de combustão limpa e principal componente do gás natural.
OBS: A presença do gás metano na atmosfera afeta a temperatura e o sistema climático da Terra, ele é o principal componente do gás natural, por isso é um dos gases causadores do efeito estufa.
Propano (C3H7):
Tipo: Alcano.
Origem: Pode, ainda, ser encontrado misturado com o gás natural e jazidas de petróleo.
Malefícios: Não apresenta toxidade, porém, em excesso, pode causar asfixia.
Benefícios: Junto com o gás Butano, forma o gás GLP, gás liquefeito do petróleo.
OBS: O gás de cozinha, não verdade é inodoro, ou seja, não apresenta odor. Na verdade, o cheiro proveniente do botijão de gás é um odor artificial utilizado na intenção de uma fácil identificação de um possível vazamento interno desse gás.
Etileno (C2H4):
Tipo: Alceno
Origem: Destilação seca da hulha, desidrogenação do etano, desidratação do álcool etílico, craqueamento do petróleo.
Malefícios: O propano, em si, não apresenta malefícios ao meio ambiente, porém, ele é muito utilizado para fazer aços plásticos que é um grande poluente.
Benefícios: Usado na fabricação de polietileno usado para fazer plásticos. É produzido em frutos verdes e atua no amadurecimento desses frutos. Por este motivo