solos Contaminados por Hidrocarbonetos
Resumo: O hidrocarboneto é um composto químico orgânico que apresenta um alto grau de toxicidade podendo causar danos à saúde humana e ao meio ambiente, e esta é uma grande preocupação para os órgãos ambientais. Através dos inventários de áreas contaminadas e suspeitas de contaminação do ano de 2009 a 2011 da Fundação Estadual do Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais (FEAM), foi possível identificar e analisar que o hidrocarboneto é a principal substância contaminante do solo, assim como os postos de combustíveis são a principal atividade geradora desse tipo de resíduos ocorridos por consequência de vazamentos. O intuito da pesquisa foi sugerir métodos de tratamentos de resíduos contaminados por derivados de hidrocarbontos para os geradores, através das tecnologias sustentáveis, Coprocessamento, Incineração e Unidade de Dessorção Térmica (TDU), a fim de atender as legislações vigentes, visando menores impactos ambientais ou que possam ser reversíveis na destinação final, bem como aqueles que vem atender o desenvolvimento sustentável. Sendo assim, é imprescindível que os eixos social, econômico e ambiental, sejam colocados em prática de forma sistêmica, porque todo ser humano deve ser responsável em buscar soluções, que contribuam para possíveis resultados do desenvolvimento sustentável.
Palavras-chave: Áreas contaminadas; Tecnologias sustentáveis; Hidrocarbonetos.
1. Introdução
A preocupação com o meio ambiente tornou-se um compromisso da humanidade. Para garantir um futuro próspero e com qualidade de vida é necessário cuidar dos recursos naturais existentes que garantam a sobrevivência dos seres vivos.
Recursos naturais são elementos da natureza, úteis aos homens no processo de civilização, sobrevivência e conforto da sociedade como um todo. Para o presente trabalho o recurso natural relevante é o