Filosofia e Etica
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE DIVINÓPOLIS – FUNEDI
Instituto Superior de Educação e Pesquisa – INESP
Filosofia e Etica
Camila Silva
Helena Santos
Kelly Andrade
Gilvania Ferreira
Divinópolis
Setembro 2011
1 ) Qual a relação entre Cultura e Natureza em se tratando da construção moral? O que é naturalização da vida moral? Por que ela acontece?
O homem vem da natureza e é natural, o homem na natureza vive em função de sua sobrevivência e isto o impede de ser livre porque ele o tempo todo se preocupa com esta sobrevivência.
A partir do momento que o homem começa a se sentir preso a natureza ele cria a cultura para dominar a natureza e controlar a sua intenção.
Freqüentemente não notamos a origem cultural dos valores éticos, do senso moral e da consciência moral, porque somos educados (cultivados) para eles e neles como se fossem naturais ou fáticos, existentes em si e por si mesmo. Para garantir a manutenção dos padrões morais através do tempo e sua continuidade das gerações a sociedades tendem a naturalizá-las. A naturalização da existência moral esconde, portanto o mais importante da ética, o fato de ela ser criação histórica.
2 )Considerando-se os dois sentidos da palavra grega éticos, quando nasce a filosofia moral ou a disciplina filosófica denominada ética? Em que se distinguem a ética e a moral?
A Ética e a filosofia moral inicia-se com Sócrates em suas indagações questionando o que são virtudes e o bom definindo o campo na quais valores e obrigações morais podem ser estabelecidas ao encontrar seu ponto de partida.
A ética e a moral são distintas. A moral tem um caráter prático imediato, pois faz parte das sociedades e dos indivíduos não só porque é um conjunto de regras e normas reagem a nossa existência dizendo-nos o que devemos ou não fazer, mas também porque está presente em nosso discurso e influência nosso juízo e opiniões. Já a ética é uma