aps de psicologia
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE FISIOTERAPIA
2° SEMESTRE
ALUNO
DISCIPLINA DE PSICOLOGIA
AUTO-ESTIMA
PERSONALIDADE
BAURU 2013
AUTO ESTIMA
A auto estima pode ser conceituada como a forma como nos sentimos e agimos no nosso dia-a-dia. São acontecimentos, fatos que ocorrem no nosso cotidiano que faz com que haja alterações na nossa maneira de pensar e isso acaba influenciando na auto-estima de cada individuo. Algumas situações vividas em nossa vida acabam influenciando na visão que temos de nós mesmos e também é uma forma de entendermos uns aos outros. A auto-estima pode estar ligada ao sucesso mais também pode ligar ao fracasso, cada individuo tem que se respeitar e se auto-conhecer e isto esta ligado na maneira como lidamos com os desafios da vida e/ou como defendemos nossos interesses, necessidades e objetivos. A auto-estima tem três níveis:
- Auto estima elevada
- Auto estima média
- Auto estima baixa
A auto estima elevada o indivíduo se sente bem consigo mesmo,se sente de bem com a vida, se sente uma pessoa motivada e competente. A auto-estima elevada traz um novo sentido a vida e isso acaba influenciando e melhorando o humor da pessoa.
A auto estima media o indivíduo fica no “meio termo”, as vezes suas atitudes são corretas e as vezes tem atitudes ela própria desconhece.
A auto estima baixa o indivíduo se sente inútil, não tem animo para nada, se sente mal consigo mesma, e totalmente desmotivada.
Em qualquer um desses níveis o individuo tem uma experiência própria, é o que o individuo pensa sobre ele mesmo, acaba sendo uma experiência íntima.
Criamos a autoconfiança e o auto respeito quando crianças, e isso e fortalecido quando somos amados,respeitados,valorizados pelos nossos pais e isso nos encoraja a lidar com os desafios da vida.
Muitas vezes procuramos a auto estima ou ate mesmo autoconfiança em tudo ao nosso redor mais esquecemos que ela esta dentro de nos mesmos.