APS 3 etapa PSICOLOGIA JURIDICA
Curso de Direito - 3 º período. Postar até o dia 25/06 APS – Psicologia Jurídica - valor 3 pontos -
Prof.ª Vânia Machado
O aluno deverá pesquisar um estudo de caso.
Estudo de caso é uma análise minuciosa e objetiva de uma situação real investigada. O caso permite ampla análise e intercâmbio de ideias, reflexão crítica e relações teóricas, discernimento de conceitos, princípios éticos e práticas relevantes. No estudo de caso, o aluno deverá, a partir de um diagnóstico (psicopatia, transtorno de conduta ou antissocial), escolher um caso.
No trabalho deverá constar a descrição do caso (pesquisado pelo aluno) e o diagnóstico, a referência da pesquisa (fontes para pesquisa: jornal, revista, internet, livros, artigos, etc.)
Francisco de Assis Pereira – Maníaco do Parque
Nove. Este foi o número de mulheres encontradas mortas, com sinais de espancamento e estupro, no Parque do Estado, na divisa de São Paulo com Diadema, em 1998. Elas não tinham nada em comum, a não ser o desejo escondido de se tornar modelo fotográfico. Foi com a promessa de uma sessão de fotos para um catálogo que o motoboy Francisco de Assis Pereira conseguiu atrair para o Parque 14 moças. Cinco conseguiram escapar depois de ser estupradas e ter coxas, seios e costas mordidas pelo motoboy. As nove restantes não tiveram a mesma sorte. Foram mortas por estrangulamento, com o cadarço dos sapatos ou uma cordinha que Pereira levava na pochete. O “Maníaco do Parque”, como ficou conhecido, fugiu quando seu retrato falado foi divulgado pela polícia. Foi preso uma semana depois, no Rio Grande do Sul, quando um pescador reconheceu o rosto do retrato falado e denunciou sua presença à polícia local.
Ao ser preso, Pereira primeiro negou a autoria dos crimes, depois confessou que havia matado todas as nove mulheres encontradas no Parque do Estado. Foi condenado a 274 anos de prisão e jurado de morte pelos internos. Quando foi questionado sobre